eSocial para MEI e segurados especiais – Governo Federal disponibiliza versão simplificada

Este novo módulo oferece maior facilidade para o registro de funcionários para o MEI e para os segurados especiais

Os microempreendedores individuais (MEI) e os segurados especiais que tenham funcionários contratados, ou que pretendam contratar, poderão utilizar os novos módulos simplificados do eSocial, a partir da segunda-feira, 25 de outubro.

Com o módulo simplificado, os empregadores terão mais autonomia, agilidade e eficiência no processo de prestação de contas e poderão pagar os valores devidos gerando o Documento de Arrecadação do e-Social (DAE) diretamente por este sistema.

Com isto fica dispensada a necessidade de acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) para transmitir a DCTFWeb e gerar o documento de arrecadação.

A iniciativa deve reduzir a burocracia e tem potencial para impactar positivamente milhões de MEI e Segurados Especiais, pois poderá estimular os empreendedores a realizarem contratações, uma vez que, atualmente, apenas 3,5% dos 13 milhões de MEI têm empregados contratados formalmente.
Para os segurados especiais, o DAE unificará a contribuição previdenciária (INSS) e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), da mesma forma como é feito para o empregador doméstico.

Para o MEI, o DAE conterá, por enquanto, apenas as contribuições previdenciárias e o FGTS deverá ser pago em guia própria. A evolução do sistema para inclusão do FGTS no DAE do MEI está prevista para o início de 2022.

Maiores informações:

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2021/outubro/governo-federal-disponibiliza-versao-simplificada-do-esocial-para-mei-e-segurados-especiais

https://www.gov.br/esocial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *